terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Professor Emérito da UFF

Theotonio recebeu uma importante condecoração e posto na Universidade Federal Fluminense, o de professor emérito, do qual recentemente se aposentou de professor titular do Departamento de Economia.

Vejamos a mensagem de solicitação que encaminha o pedido, feito pela chefia do Departamento de Ciência Política.

Parabéns a Theotonio e a UFF, pela proposta que enche de orgulho a Academia brasileira, e homenagea esse importante nome da ciência social latino-americana.


UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CENTRO DE ESTUDOS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA


Memorando


Niterói, 11 de janeiro de 2007.

Ao colegiado

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

Assunto: Concessão de Título de Professor Emérito


Prezados colegas,


Venho, através desta solicitação, encaminhar proposta de concessão do título de Professor Emérito ao Professor Theotonio dos Santos.


O Estatuto da Universidade Federal Fluminense prevê, em seu Regimento Geral, título X, artigo 123º, item I, a concessão do Título de Professor Emérito aos docentes que, ao se aposentarem, “tenham alcançado posição eminente no ensino e na pesquisa”. Após seguir os necessários trâmites, a outorga será concedida pelo Conselho Universitário em sessão onde o candidato à homenagem deverá merecer, em votação secreta, a aprovação de pelo menos ¾ dos presentes. O parágrafo único exige que a proposta de concessão seja devidamente instruída com o curriculum vitae do homenageado.


Justifico minha pretensão baseado nos seguintes pontos.


Completa hoje 70 anos o Professor Titular Theotonio dos Santos Júnior da Universidade Federal Fluminense. Assim, por força da Lei, ele se despede, nesta mesma data, do serviço ativo entre nós. Conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente seu currículo, com mais de 70 páginas, que acompanha esta proposta, revela uma obra tão diversificada quanto ilustre, publicada em várias línguas, diversos países e diferentes continentes.


A formação acadêmica do Professor Theotonio dos Santos é, a um só tempo, marcada pelo cosmopolitismo e pelas vicissitudes políticas que marcaram o Brasil e, de resto, grande parte da América do Sul nos anos 60 e 70 do século passado. Formou-se Bacharel em Sociologia, Política e Administração Pública pela Faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1961. Obteve seu Mestrado em Ciência Política em 1964 pela Universidade de Brasília. Obrigado a deixar o País ainda em 1964, prestou concurso, em 1968, para Professor Titular da Universidade do Chile, cargo que lhe valeu a equivalência em nível doutoral. Com o golpe de 1973, deixou o Chile e foi para o México onde, em 1979, novamente através de concurso, conquistou o cargo de Professor Titular na Universidade Autônoma do México, função também em nível doutoral. Em 1985 obteve o Doutorado em Economia por Notório Saber pela Universidade Federal de Minas Gerais e, em 1993, o Doutorado em Economia por Notório Saber, desta vez pela Universidade Federal Fluminense.


É impressionante a carreira docente do Doutor Theotonio dos Santos, bastando citar alguns cargos por ele exercidos. Iniciou sua carreira como bolsista e monitor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais em 1958. Entre 1966 e 1973 foi Professor Titular da Faculdade de Economia da Universidade do Chile. Em 1969 foi Professor Visitante do Departamento de Sociologia da Northern Illinois University, Estados Unidos. Entre 1974 e 1980 foi Professor Titular da Divisão de Pós-Graduação de Ciência Política e das Faculdades de Economia e Filosofia na UNAM, México. Em 1979 exerceu a posição de Professor Visitante do Departamento de Sociologia, State University of New York at Binghamton, Estados Unidos. Entre 1988 e 1992, reintegrado pela Lei da Anistia, assumiu o posto de Professor Titular no Departamento de Relações Internacionais, Universidade de Brasília. Através de concurso público obteve, em 1986, a vaga de Professor Titular na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, nela permanecendo por dois anos. Entre 1990 e 1992 foi Professor Associado na Faculty of International Relations - Ritsumeikan University, Kioto, Japão. Em 1991 foi Professor Associado ao Departement d'Économie Politique, Université de Paris VIII. Em 1999 recebeu o título de Professor Emérito pela Universidade Ricardo Palma, Lima, e em 2003, a mesma honraria lhe foi prestada pela universidade Santo Agostinho de Arequipa, ambas no Peru. Entre 1989 e 95 foi Diretor de Estudos - École des Hautes Études des Sciences Sociales - Maison des Sciences de l'Homme – na Universidade de Paris I (Sorbonne). Por concurso Público, em 1994, ingressou no quadro de Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, tendo exercido, entre 1997 e 1999, o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado e Doutorado. Em 1997 foi designado para o cargo de Coordenador da Cátedra UNESCO e da Rede UNESCO, Universidade das Nações Unidas Sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN), função que ocupa até hoje.


A produção científica e intelectual do Professor Titular Theotonio dos Santos provoca impacto naquele que a analisa, tanto pela sua quantidade, como pela sua qualidade. Ele é autor de 40 livros, co-autor em 70 outros, tendo publicado mais de 100 artigos em revistas científicas em todo o mundo. Uma breve menção à literatura sobre seu trabalho serve como indicador de sua importância. Dez anos atrás, por ocasião de seus 60 anos, em 1997, sua obra mereceu grandiosa homenagem por parte da UNESCO. Sob sua égide, foi publicada, em 1998, o livro Los Retos de la Globalización, Ensayos en Homenaje a Thetotonio dos Santos, em dois volumes e com 891 páginas. No ano seguinte, em segunda edição, o livro foi publicado sob o patrocínio do Instituto de Relaciones Sociales Perúmundo. Nele estão firmados a homenagem e o reconhecimento de cientistas sociais como André Gunder Frank, Immanuel Wallerstein, James Petras, Samir Amin, além de ilustres scholars da França, Alemanha, França, Estados Unidos, Cuba, Japão, México, Colômbia, Senegal, Chile, entre outros. Entre os autores brasileiros, lá estão nomes como o do Ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim; os economistas Rui Mauro Marini, Reinaldo Gonçalves e Vânia Bambirrra; e escritores e acadêmicos como Silviano Santiago. Escreve o prólogo o ex-Reitor da UFF, Professor José Raymundo Romeo que, inclusive, por ocasião de um Seminário Internacional, teve a iniciativa de propor a honraria. Colaboram também dois eminentes colegas que pertenceram ao Departamento de Ciência Política de nossa universidade, ambos tão prematuramente falecidos, o Professor Titular José Nilo Tavares e o Professor René Dreifuss, criador e primeiro Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos da UFF, o NEST/UFF, onde hoje ele figura como titular do seu Conselho Acadêmico. Um jovem assistente seu, hoje igualmente pertencente ao colegiado da Pós-Graduação em Ciência Política da UFF, Professor Carlos Eduardo Martins, escreveu longa e valiosa introdução sobre a vida e a obra do homenageado. Foi nela que fui buscar trecho de um verso escrito por Theotonio dos Santos em sua juventude:


“A construção existe e sou seu membro

Nada mais sei, nada mais encontro.”


O jovem Theotonio se enganou na sua humildade. Construiu, ao longo de sua vida, obra reconhecida mundialmente. Devotou todos os seus esforços e talentos para melhor entender as estruturas de um sistema mundial injusto. Foi sabendo cada vez mais sobre os mecanismos que levam à concentração da riqueza global nas mãos de uns poucos países ricos, em detrimento da grande maioria que se vê privada do acesso à educação e à saúde, à cultura e à tecnologia, à habitação e à alimentação. Nesse périplo foi se encontrando consigo mesmo, um cidadão do globo terrestre, um incansável e infatigável trabalhador intelectual que se identifica com a busca da dignidade do Homem.


Por força da Lei, o Professor Titular Theotonio, no auge de sua maturidade intelectual, em plena produção de uma obra reconhecida aqui e alhures, se vê obrigado a nos deixar. Permanecerão, entretanto, entre nós, a saudade e as amizades que conquistou baseadas na admiração e respeito. Prolongar-se-ão para sempre. A concessão do título de Professor Emérito ilustrará o homenageado, mas trará brilho também à nossa querida Universidade Federal Fluminense. Ela terá, assim, a oportunidade de lhe outorgar essa alta dignidade acadêmica. A gratidão e o reconhecimento são pilares da grandeza e da generosidade das instituições que estão destinadas a perdurar ao longo dos tempos.


Este é o encaminhamento de minha Proposta.



Professor Notório Saber Eurico de Lima Figueiredo

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (M/D)

Nenhum comentário:

Busca