sexta-feira, 27 de abril de 2012

Renasce o pensamento crítico nas Ciências Sociais chilenas

Há uma retomada dos estudos de Ciências Sociais numa vertente crítica no Chile. Recebemos por ocasião de nossa visita alguns dos trabalhos que representam essa tendência:

1) Vitalizando la Historia Política - Estudios sobre el Chile reciente (1960-2010), que pode ser baixado neste link.



2) Babel - Revista de arte y critica:


«Percorrer as páginas de Babel é incursionar num mundo mítico… Um mundo que pode nos representar hoje utópico e incompreensível, aonde a arte e a vida não se haviam todavia exilado uma da outra e o imaginar e o fazer pareciam configurar uma identidade co-natural». Editada entre os anos 1939 e 1951, e considerada com justeza uma das melhores revistas culturais que já apareceram no Chile, Babel, revista de arte e crítica, jaz hoje no mais completo esquecimento. Num esforço por resgatá-la do abandono, este trabalho de recompilação se propõe oferecer ao leitor um conjunto de escritos que consigam dar conta de sua riqueza e despertem o desejo de conhecê-la.



 
 
 
 
Este quinto volume da revista Babel se soma aos já publicados em 2008. Nesta ocasião, se reunem os artigos do próprio Enrique Espinoza publicados no período chileno de Babel –selecionados e com notas editoriais a cargo das sociólogas da Universidade de Valparaíso, Lorena Fuentes e Pierina Ferretti– e que foram organizados tematicamente. Neste caso: "Crítica político-cultural".




 
 
 
 
 
 




 

3) Livro de Eduardo Devés Valdés e César Ross Orellana, Las ciencias económico-sociales latinoamericanas en África Sudsahariana, Santiago: Ariadna Ediciones e CLACSO, 2009.





4) De Jaime Massardo, El ojo del cíclope: Comentarios críticos a propósito del proceso de globalización, Santiago: Ariadna, 2008.

ÍNDICE

Introducción. El ojo del cíclope: un desafío político

Cinco observaciones sobre globalización

I Globalización y construcción de conocimientos. Notas a propósito de la investigación en ciencias sociales en América Latina
II Globalización e industria de la imagen en América Latina
III Globalización y equilibrio ecológico en América Latina
IV Cultura y globalización treinta años después del golpe de Estado de 1973
V La sorprendente modernidad de la lucha del pueblo mapuche

Apéndice:

Conversando con Michael Löwy









5) O livro de Jaime Massardo, La formación del imaginario político de Luis Emilio Recabarren: Contribución al estudio crítico de la cultura política de las clases subalternas de la sociedade chilena, Santiago: LOM, 2008.

O livro revela como o operário tipógrafo Luis Emilio Recabarren foi construindo seu olhar sobre a sociedade que orientaria sua atividade política. Tenta contribuir a uma compreensão crítica do processo de formação da cultura política das classes subalternas das sociedades latino-americanas, em geral, e da chilena, em particular. É um texto que pode resultar atraente a quem participou da vida política do mundo operário e popular, e a todo público sensível às condições nas que se tem desenvolvido a luta social no Chile.












6) O livro Releyendo a Antonio Labriola... com textos de Marcelo Alvarado, Pierina Ferretti, Georges Labica, Jaime Massardo e Antonio A. Santucci, editado pela Ariadna Ediciones, Santiago do Chile em 2006.

O livro aborda diversos aspectos do pensamento do marxista italiano Antonio Labriola, bem como sua trajetória pessoal. Discute o impacto de suas idéias na América Latina.

Busca