quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sobre o segundo retorno


Caro Theotonio,

Li com muita emoção, no sábado, a reportagem do suplemento literário Prosa e Verso, que com toda justiça, coloca a sua obra, a da Vânia e do Rui Mauro no patamar que merece e que só agora, tardiamente, começa a ser valorizada no Brasil. A referência ao voo de retorno do México mexeu particularmente com as minhas emoções e sentimentos mais profundos, já que - como você deve lembrar - nesse mesmo voo, além de vocês dois, do Betinho e da Maria, estávamos o Neiva Moreira e eu, e também um casal de professores baianos, cujo nome não lembro neste momento.

Para todos vocês era o tão sonhado retorno à pátria, depois de um longo e sofrido exílio; para mim, uruguaia que nunca tinha vindo ao Brasil, salvo ligeiras visitas ao Chui - quando o Neiva colocava um pé do lado brasileiro da rua que faz as vezes de fronteira entre o Brasil e o Uruguai e brincando dizia que tinha finalmente colocado os pés na sua terra - era o começo da vida num novo país, que viria a ser, com muito orgulho, a minha segunda pátria.

A matéria confirmou a minha certeza de que o tempo se encarrega de fazer justiça! Que bom que Vânia e você estão aí, firmes, coerentes, com a lucidez que sempre caracterizou a produção que nos brindaram! Parabéns!

Um carinhoso abraço,

Beatriz Bissio

Busca