sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Comemorou-se ontem 41 anos do golpe de Estado dirigido pelo General Augusto Pinochet contra o Presidente eleito do Chile Salvador Allende (Parte 1)

No dia 11 de setembro de 1973 se levanta uma parte importante das Forças Armadas Chilena sob a condução do Chefe das Forças Armadas nomeado pelo Presidente Allende. O General Augusto Pinochet de clara orientação ideológica facista (tendo como sua principal influência o General Franco da Espanha) consegue se impor sobre o conjunto das Forças Armadas contando com um poderoso dispositivo internacional. Para rememorar esse acontecimento de grande peso na História Política contemporânea proponho aos meus leitores algumas fontes com as quais eu tenho alguma relação direta.

Em primeiro lugar uma coleção dos meus trabalhos escritos durante o processo revolucionário conduzido pela União Popular e que versam sobre: a) o caráter da revolução; b) sua estratégia dentro de uma conjuntura internacional determinada; c) as diferenças entre as forças que compunham a Unidade Popular mais o Movimento de Esquerda Revolucionário - MIR (na sigla em espanhol) que apoiava criticamente a Unidade Popular; d) os vários momentos de desenvolvimento deste processo; e) e finalmente o desdobramento das confrontações entre as forças revolucionárias e o conjunto de forças internacionais e nacionais que conduziram o golpe de Estado.

Para acompanhar todo esse processo sugiro então a leitura do meu livro "Bendita Crisis: Socialismo y Democracia en el Chile de Allende"[1]. Como introdução ao livro publiquei uma carta aberta ao Comandante Hugo Chávez chamando a atenção das lições que se podem tirar destas intervenções de dentro do processo.

Depois do golpe de Estado o Secretário-Geral do Partido Socialista Chileno Carlos Altamirano convocou um grupo de assessores para uma reunião em Cuba onde discutimos por um mês inteiro os acontecimentos no Chile e buscamos estabelecer as bases de uma estratégia para enfrentar nacional e internacionalmente o regime militar imposto por Pinocheto ao povo chileno.

Este encontro resultou em um documento estratégico e tático para reestruturação do Partido Socialista Chilena e os fundamentos do livro que Carlos Altamirano[2] escreveu sobre o processo chinelo e o qual seguramente é uma das versões mais completas do processo revolucionário, do golpe de Estado e das lutas que derivaram das novas condições econômicas, sociais, políticas e intelectuais influenciadas por este profundo episódio histórico e seus desdobramentos.

A derrota do golpe militar com sua corte de miséria moral e física (nos seus primeiros anos o regime militar chegou a criar 30% de desemprego no Chile, sem contar a enorme imigração provocada pela repressão e pelas condições de vida geradas pelo golpe militar). O atual Ministro de Relações Exteriores do Chile Heraldo Muñoz escreveu umas memórias pessoais do regime militar e de sua superação incompleta que ajudam muito a compreender os possíveis desdobramentos da nova frente política que levou novamente ao poder a ex-Presidente Michelle Bachelet. Seu governo atual tem três características novas que revelam a tensão vivida pelo povo chileno na atual conjuntura. Em primeiro lugar a volta do Partido Comunista à ampla coalizão de forças que comanda o processo atual. Em segundo lugar a influência dos grandes movimentos estudantis sobre a eleição que determinaram compromissos de governos na direção de uma responsabilidade mais direta do Estado sobre a economia e particularmente a educação chilena. Em terceiro lugar o ambiente deixado por um governo de direita que introduziu inclusive uma tentativa de alianças das coalizões de direita que se mantêm no poder na América Latina. A pretensão de que o Chile se incorpore a uma aliança do Pacífico que congrega as frentes de direita derrotadas sistematicamente no resto da América Latina. O livro de Heraldo Muñoz está publicado em português pela Zahar sob o título "A Sombra do Ditador: Memórias Políticas do Chile sob Pinochet".

[1] Livro disponível em: http://theotoniodossantos.blogspot.com.br/p/livros-e-artigos-para-download.html

[2] Livro disponível em: http://www.socialismo-chileno.org/biblioteca/Dialectica_de_una_derrota.pdf


Nenhum comentário:

Busca