quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

VITÓRIA DA HUMANIDADE: COMEÇA A RUIR O BLOQUEIO A CUBA

O movimento dos não alinhados, cujo nascimento se encontra na reunião de Bamdung (1955), reuniu os povos das antigas colônias europeias agora convertidos em Estados Nacionais cada vez mais poderosos. O principal argumento para o não alinhamento era o fim da Guerra Fria que os colocava diante de opções produzidas em situações que não lhes convinham participar. A China de Mao Tse Tung, a Índia de Gandhi, o Egito de Nasser, a Iuguslávia de Tito e tantos outros processos revolucionários afirmavam sua luta para definir seus próprios caminhos e afastar definitivamente as ameaças coloniais, nazistas e outras formas de Estados baseados no terror. O movimento dos não alinhados reune hoje em dia mais de 130 países e se encontra vivo e triunfante. Não haverá um só pedaço de terra no Mundo sob o domínio colonial enquanto resistir o movimento dos não alinhados. Cuba é um exemplo da resistência às pretensões neocoloniais do centro do imperialismo mundial, os EUA conseguiu submeter Porto Rico, mas não o seu povo. A CELAC tem reservada uma 23º cadeira para ser ocupada por Porto Rico.

Uma mensagem definitiva foi emitida pelo povo cubano ao centro imperialista mundial, e depois de 50 anos os EUA derrotados invasores de Cuba, na Bahia dos Porcos em 1961, derrotado pelo povo cubano nas tentativas de guerrilhas posteriores durante as décadas de 60 e 70, derrotados nas tentativas de isolar Cuba da América Latina tem que reconhecer a sua derrota e abrir finalmente as negociações com o Governo do Partido Comunista Cubano, gestado na luta contra estas pretensões imperialistas.

É simplesmente ridículo ver os meios de comunicação do estabelecimento oligárguico pretenderem que se trata de uma vitória dos EUA que LEVARÁ Cuba à democracia. Durante todos esses anos tentaram ocultar a mais profunda experiência democrática do Mundo que se desenvolve em Cuba sob o comando dos revolucionários do Movimento 26 de Julho. Cuba pode não ter a renda per capita dos EUA, mas tem todo seu povo alfabetizado, com ensino secundário universal, com um sistema de saúde que apoia hoje 96 países do Mundo, com uma população que soube resistir a terríveis situações econômicas criadas por um bloqueio insano.

Ridícula também é a tentativa de considerar que o Presidente Maduro estaria acanhado diante da reabertura das relações diplomáticas entre Cuba e EUA. Só mesmo mentes perturbadas e ignorantes poderiam tentar atribuir ao povo venezuelano qualquer simpatia por uma situação absurda como a atitude dos EUA contra Cuba. A vitória ainda inconclusa com o não desbloqueio econômico de Cuba é uma expressão da força do movimento dos não alinhados que Cuba presidiu recentemente até passá-lo para o Irã. O não alinhamento triunfa com as sucessivas derrotas do imperialismo até chegarmos finalmente a uma convivência justa entre os povos do Mundo.

 

16 años de lucha incansable han dado su fruto, la voz de los pueblos se ha hecho escuchar y la palabra de Fidel Castro se ha cumplido ¡Volvieron! La llegada a suelo cubano de Gerardo, Tony y Ramón completa la liberación de los 5 héroes antiterroristas. Desde su nacimiento la Red en Defensa de la Humanidad se ha sumado al grito internacional pidiendo por la liberación de estos compañeros, defensores de la soberanía cubana y de la vida de su pueblo. En esta hora nos unimos a la celebración que en todas las latitudes y especialmente en Cuba abraza a Antonio Guerrero, Gerardo Hernández, Ramón Labadiño, René González y Fernando González.

Reconocemos el esfuerzo y el avance logrado con este paso, así como la sincera intención de restablecer las relaciones entre Estados Unidos y Cuba, pero insistimos en la necesidad de seguir uniendo nuestra voz para que cese el criminal bloqueo que el país del norte sostiene contra la estrella roja del caribe. A su vez, consideramos que el reconocimiento del carácter erróneo de esta política imperial es una demostración de que acciones como la emprendida ahora contra Venezuela están destinadas al fracaso.


¡Vivan los Cinco Héroes Cubanos!

¡Viva el Pueblo de Cuba!

¡Viva Raúl!

¡Viva Fidel!

Red de Intelectuales, Artistas y Movimientos Sociales en Defensa de la Humanidad

Nenhum comentário:

Busca